PROGRAMAÇÃO

TURNÊ MONJA COEN

22 de novembro de 2019

Sexta-Feira

20:00

Palestra Monja Coen O que aprendi com o silêncio 

Palestra da Monja Coen Roshi no dia 22 de Novembro em Recife 


No dia 22 de Novembro de 2019, às 20h, a Monja Coen Roshi faz uma Palestra Especial no Teatro RioMar. E o tema será o silêncio. 


Atualmente, sons e ruídos estão mais e mais ocupando espaços na nossa mente, os estímulos estão maiores e mais freqüentes, mantemos a televisão, o rádio, computador e celulares ligados o tempo todo e procurar por esses estímulos é valorizado e incentivado na nossa cultura. O ser humano atual não pode estar a parte do que está acontecendo, não pode estar desatualizado e tão pouco vazio de sensações sob pena de ser pouco valorizado pelas pessoas de seu convívio. Este estado de grande captação de estímulos sobrecarrega o nosso sistema nervoso e nos consome energia que por vezes se esvai de forma rápida e constante, nos causando cansaço e dor. 


Mas temos o ruído interior que pode nos causar o mesmo nível de incômodo. As vozes da nossa mente podem ocupar os mesmos espaços que os estímulos externos e, da mesma forma nos causar cansaço e dor. “Ter momentos de silêncio nos ajuda a deixar esses ruídos interiores passarem sem que nos apeguemos a eles. A prática do zazen (meditação sentada) nos leva a criar esse espaço e esses momentos” cita a Monja Coen. 


Nós temos por hábito falar e comentar, nos entreter com sons e imagens, fugindo do encontro profundo com a realidade, assim criamos realidades falsas sobre a realidade verdadeira. “Queremos acreditar em nossas fantasias e nos incomoda o silêncio que permite penetrar no real e cancelar o falso. São armadilhas da mente humana.” Cita a monja. Buda dizia que "a mente humana deve ser mais temida que cobras venenosas e assaltantes vingadores." “Por isso é necessário conhecê-la. Conhecer a própria mente. Para isso há o caminho do silêncio. O caminho de aquietar as oscilações mentais.” Completa a Monja Coen. 


“Assim precisamos ter como hábito reservar momentos de silêncio”, afirma a Monja Coen. Estar em silêncio não significa que devamos nos isolar totalmente de tudo que nos cerca, significa sim nos prepararmos para filtrar as sensações que nos chegam e separar momentos para que a nossa mente possa desfrutar do silêncio. A mente está ligada o tempo todo, mas entre pensamentos há espaços vazios e não estamos acostumados a observar esse vazio. 


“Quando silenciamos podemos ouvir melhor. Quando silenciamos podemos sentir melhor. Quando silenciamos nos permitimos banhar por todos os sons e por todas as formas. Mais difícil do que o silêncio da boca, das palavras, dos sons emitidos é o silêncio interno, o silêncio da mente.” Completa a monja. 


A Monja Coen ainda cita um dos ensinamentos de Buda para reforçar a importância destes momentos, “Os ávidos por companhia sofrem dificuldades por excesso de companhia, assim como a árvore corre o risco de murchar se muitos pássaros viverem nela.” 


“O silêncio e o som são como uma caixa e sua tampa. O excesso de informações, de estímulos, nos faz esquecer da pausa, da doçura do silenciar, do aquietar.” Finaliza a Monja Coen roshi. Aos 71 anos de idade, Monja Coen Roshi é uma das líderes espirituais mais respeitadas e carismáticas do país. Os ingressos de suas palestras se esgotam com antecedência, e seus vídeos do Canal MOVA no YouTube têm milhares de visualizações. 

 

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Foi ordenada monja em 1983. Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro do Pacaembu em São Paulo. 

 

Orienta grupos afiliados no Rio Grande do Sul, DF, Paraíba, Rio de Janeiro e interior de São Paulo (Ribeirão Preto). Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros inter-religiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz. Autora dos livros "Viva Zen, "Sempre Zen", "Palavras do Darma ", "A Sabedoria da Transformação", "108 Contos e Parábolas Orientais", "O Monge e o Touro", “O sofrimento é opcional”, “Zen para distraídos”, “O inferno somos nós (com Leandro Karnal), A monja e o professor (com Clóvis de Barros Filho). Mais informações nos sites www.monjacoen.com.br, www.zendobrasil.org.br. A Monja Coen apresenta semanalmente um programa na Radio Mundial - Momento Zen, as segundas feiras das 19h30 às 19h55 www.radiomundial.com.br - facelive e também gravado. 


“Somos a vida da terra, estamos todos interligados...tudo o que fazemos, pensamos e falamos mexe com a teia da vida (...)” Monja Coen Roshi 


Classificação

Duração

90min
aproximadamente

Compartilhar

O conteúdo e opiniões expressas nos espetáculos e eventos realizados no Teatro RioMar não refletem necessariamente a posição do Teatro e dos seus Parceiros e Patrocinadores.

LOCALIZAÇÃO

MAPA DE PLATEIA

MAPA DE PLATEIA

MEIA ENTRADA - FAQ

Quem tem direito à meia-entrada?

O benefício de meia-entrada é concedido aos seguintes públicos:

- Idosos (com idade igual ou superior a 60 anos)
Conforme a Lei Federal nº 10.741/03 e o Decreto nº 8.537/15 , mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

- Estudantes

Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), atualizada por Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015, os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento.

A CIE deverá ser expedida por:
I - Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG;
II - União Nacional dos Estudantes - UNE;
III - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - Ubes;
IV - entidades estaduais e municipais;
V - Diretórios Centrais dos Estudantes - DCE; e
VI - Centros e Diretórios Acadêmicos, de nível médio e superior.

Os elementos indispensáveis da CIE são:
I - nome completo e data de nascimento do estudante;
II - foto recente do estudante;
III - nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado;
IV - grau de escolaridade; e
V - data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição.


Obs.: Para os estudantes que solicitaram a CIE pelo site www.documentodoestudante.com.br e ainda aguardam o recebimento da carteira, será aceito o Documento Provisório, que possui validade de 30 dias. O mesmo deve ser apresentado juntamente a um documento de identidade oficial com foto.


- Crianças e Jovens de 24 meses até 15 anos
Benefício concedido pelo Teatro, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

- Pessoas com Deficiência e acompanhantes quando necessário
Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.
No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.

- Jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos
Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

- Professores e servidores do Sistema Estadual de Ensino*
Conforme a Lei Estadual nº 12.258/02, mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Estadual de Educação, Carteira Profissional, documento de comprovação de filiação a instituição representativa de professores ou servidores de instituições de ensino.

*Estão aptos ao benefício os servidores lotados na Secretaria de Educação, Universidade de Pernambuco - UPE, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE, Conservatório Pernambuco de Música e os servidores lotados nos centros profissionalizantes da SECTMA - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.


- Professores da Rede Municipal de Ensino*
Conforme a Lei Municipal nº 16.902/03, mediante apresentação de documento de identificação do professor ou holerite atualizado.

*Professores de educação infantil, ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais de Recife.


- Pessoas Portadoras de Câncer*

Portadores de câncer e um acompanhante quando necessário, também possuem direito a meia-entrada, mediante comprovação conforme mencionado na Lei 15.724 de 10/03/2016.

 

*O benefício será concedido, mediante apresentação dos documentos relacionados abaixo, conforme expresso no art. 3º da própria Lei:
1) Apresentando atestado médico contendo a classificação internacional da doença - CID;
2) Fornecido por um profissional cadastrado no Sistema Único de Saúde - SUS;
3) Expedido até um ano antes de sua apresentação.

 

IMPORTANTE:
- Por lei, o benefício da meia-entrada será assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento.

ATENÇÃO:
- Os documentos para validação de descontos deverão ser apresentados no ato da compra e no dia da sessão adquirida, na portaria do teatro. Nas compras feitas através da internet ou telefone, a apresentação do(s) documento(s) de comprovação será exigida na retirada do ingresso e também no acesso ao teatro.
- Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento da diferença de valor dos mesmos.



Não encontrei ingressos disponíveis com o benefício de meia-entrada. O que pode ter acontecido?

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15. Confira a capacidade da casa:

 

RioMar Recife  
Setor Lotação 40% Meia Entrada  
Balcão Nobre 194 78  
Plateia Alta 260 104  
Plateia Baixa 242 97  
Total 696 278  
*A cota divulgada acima pode sofrer alterações dependendo da montagem do evento/show, sem prévia notificação  


Estou matriculado em curso que ainda não iniciou e não terá início antes do evento, tenho direito à meia-entrada para estudantes?

Sim, desde que você porte uma Carteira de Identificação Estudantil (CIE) válida, você terá direito à meia-entrada para estudantes.

 

 A CIE deverá ser expedida por:

I - Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG;
II - União Nacional dos Estudantes - UNE;
III - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - Ubes;
IV - entidades estaduais e municipais;
V - Diretórios Centrais dos Estudantes - DCE; e
VI - Centros e Diretórios Acadêmicos, de nível médio e superior.

Os elementos indispensáveis da CIE são:

I - nome completo e data de nascimento do estudante;
II - foto recente do estudante;
III - nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado;
IV - grau de escolaridade; e
V - data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição.



Carteiras emitidas pelas Universidades são aceitas para o benefício da meia-entrada?

Sim, desde que a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) esteja válida e tenha os elementos indispensáveis, você terá direito à meia-entrada para estudantes.

 

 A CIE deverá ser expedida por:

I - Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG;
II - União Nacional dos Estudantes - UNE;
III - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - Ubes;
IV - entidades estaduais e municipais;
V - Diretórios Centrais dos Estudantes - DCE; e
VI - Centros e Diretórios Acadêmicos, de nível médio e superior.

Os elementos indispensáveis da CIE são:

I - nome completo e data de nascimento do estudante;
II - foto recente do estudante;
III - nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado;
IV - grau de escolaridade; e
V - data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição.



Atestado/Comprovante de matrícula pode ser utilizado para a aquisição de ingressos com benefício de meia-entrada?

Não é possível. Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), apenas a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) garante o benefício da meia-entrada para estudantes.



INGRESSOS

VALORES DOS INGRESSOS

1º Lote - Balcão Nobre
R$ 75,00

1º Lote - Plateia Alta
R$ 85,00

1º Lote - Plateia Baixa
R$ 85,00

Comprar Ingresso

CANAIS DE VENDA OFICIAIS
*sujeito a taxa de conveniência

Bilheteria do Teatro RioMar
Av. República do Líbano, 251 – Pina
De terça a sábado, das 12h às 21h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Uhuu.com
Uhuu
https://uhuu.com
falecom@uhuu.com

DESCONTOS

40% de desconto para clientes Km de vantagens: a cada 200 km o participante tem direito ao desconto em qualquer ingresso, limitado a 4 ingressos por CPF. Limitado a 30 ingressos por sessão do espetáculo. Válido para compras somente no site.

** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos pontos de venda físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso às casas de espetáculo.

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossa newsletter e participar de promoções.

NOME:

EMAIL:

REDES SOCIAIS

ALVARÁ

ATESTADO DE REGULARIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS
PROTOCOLO Nº 1810100101965
VALIDADE: 26/02/2019